BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quarta-feira, 7 de julho de 2010

MONSEHOR PAULO HERÔNCIO DE MELO


Mons. Paulo Herôncio de Melo, Norte-rio-grandense, nascido em Natal, tem sua data natalícia a 3 de janeiro de 1901. Portanto, neste 2001 festeja-se o Centenário do seu augusto nascimento, fato ocorrido à Rua Voluntário da Pátria. Era filho de Hermógenes Herôncio de Melo e Maria das Mercês Herôncio de Melo, oriundos da tradicional família Emerenciano China. Seu batismo verificou-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, antiga Catedral de Natal, no dia 27 de janeiro de 1901, pelo grande venerador sacerdote, Pe. João Maria C. de Brito , Vigário de Natal naquela época. Seus pais, católicos fervorosos, tiveram grande influência em sua formação religiosa e, também, como cidadão. Órfão de pai aos 8 anos de idade e sendo o primogênito da família, teve que assumir as responsabilidade que a vida lhe impuseram muito cedo .Isto, naturalmente, foi decisivo para o fortalecimento e a retidão do seu caráter, contribuindo para transpor os obstáculo que se lhe apresentavam, impelindo-o a desenvolver ações em benefício da humanidade, nas áreas religiosas, educativas e social.
Sentindo grande tendência para a vida sacerdotal ingressou no Primeiro Seminário de Natal, fundado em 1912, por Dom Joaquim de Almeida, extinto pela renuncia do mesmo ao Bispado. Aos 13 anos de idade, matriculou-se no Seminário de São Pedro, fundado por Dom Antônio dos Santos Cabral, em 1919, onde realizou o Curso Preparatório. Em seguida, fez os Cursos de Filosofia e Teologia em Fortaleza e Natal. Ficando aguardando completar a idade requerida para ordenar-se Padre, sendo, na época, Professor de História Natural, no próprio seminário. Recebeu a tonsura em 1919. Ainda neste ano foram-lhe conferidas as primeiras ordens menores, e as segundas em 1920. Esta ordens e a tonsura foram oficiadas pelo Bispo Diocesano, Dom Antônio dos Santos Cabral, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Apresentação. Em 1922, como Seminarista, pregou em Currais Novos pela primeira vez, no sermão da última noite do novenário de Sant’ana, Padroeira da Cidade, sendo o Vigário de então Pe. Brilhante.
Recebeu o Diaconato a 29 de junho de 1923; Em seguida, a 9 de março de 1924, foi ungido Sacerdote, pela mão do mesmo Dom José Pereira Alves; Sua primeira missa foi celebrada na Catedral a 12 de março do mês ano; Foi vice-diretor do Colégio Santo Antônio; A primeiro de abril de 1924, foi nomeado Vigário Coadjuvante de Mossoró RN passando a Vigário de 1925 a 1926, tendo auxiliado na direção do Ginásio Santa Luzia. Em seguida, foi transferido para a Paróquia de Macau RN, acumulando aí as funções de Vigário e Prefeito, de 1930 a 1933. No ano de 1930, dirigiu, interinamente "O Diário de Natal", jornal católico que precedeu "A Ordem".
Seu primeiros contatos com Currais Novos RN, deu-se em 1929, quando percorria o Estado em campanha financeira em beneficiodo jornal católico "A Ordem", fazendo aqui uma conferencia, sendo recebido pelo Pe. Ulisses Maranhão o Vigário da época. Na ocasião foi feito contatos com Vivaldo Pereira de Araújo e Aproniano Pereira de Araújo. Em 1930 foi nomeado reitor do seminário São Pedro, em Natal. De 1933 a 1937 exerceu o Vicariato em São José de Mibibu RN, tendo realizado aí, em 1936, o Primeiro Congresso Eucarístico no RN. Sendo agraciado com o Título Honorífico de Cônego do Cabido da Catedral de Aracaju, pelo sucesso obtido. A 3 julho de 1937 foi enviado a Currais Novos por Dom Marculino Dantas, Bispo de Natal, tomando posse no dia seguinte, a fim de realizar o segundo Congresso Eucarístico Paroquial. O referido congresso foi realizado em 27 a31 de outubrode 1937.
A 4 de julho de 1962, A Paróquia de Currais Novos teve a felicidade de comemorar o Jubileu de Prata da chegada do seu grande benfeitor à nossa terra. Para as comemorações foi organizado o Congresso Eucarístico Mariano no período de 24 a 28 de outubro de 1962, uma promoção do Mons. Paulo Herôncio de Melo. Em 1938 Era iniciada a construção da Casa de Nossa Senhora, concluída em 1943, com ajuda da LBA, nesse mesmo ano foi colocada a pedra fundamental da Vila de São Vicente, casas para atender os pobres, com um Ambulatório Pe. João Maria e Casa de São João, refeitório da Escola de Nossa Senhora. Em 28 de fevereiro - Escola de Nossa Senhora, tendo como finalidade a reeducarão de menores, à Assistência Religiosa, Intelectual e profissional as crianças pobres, tendo como anexo o Centro Regional de Escoteiros, oriundo da casa de Nossa Senhora. Em 18 de agosto - Hospital Pe. João Maria, em precárias condições, passando a funcionar nas casas de São Vicente. A 28 de fevereiro do mesmo ano, foi criada, em dependências do referido Hospital, a secção da Maternidade "Ananília Regina". A 15 de agosto de 1948 a Maternidade passou a funcionar em prédio próprio, dia em recebeu a primeira criança ali nascida. Inicio de 1944 - Instituto "Jesus Menino", Educandário de Nível Secundário. Sendo sua primeira Diretora, a Senhorita Altiva Pereira, até 22 de fevereiro de 1947.
A Direção do Estabelecimento de Ensino mudou com a vinda das Irmãs do Amor Divino, que atendendo ao convite de Mons. Paulo Herôncio de Melo, aqui se instalaram na época. Em 1959 - Edificou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, nele instalando, a 13 de maio, o Centro Social Nossa Senhora de Fátima, no bairro "Paizinho Maria". No Ano de 1950, visitou Roma, assistiu à canonização de Santa Maria Goretti. Este fato foi fundamental para que Mons. Paulo Herôncio de Melo erigisse o primeiro templo consagrado da santinha, na América Latina. Sua inauguração verificou-se a 6 de julho de 1952, dia comemorativo aos 50 anos de sua morte. Na mesma data fundou a Escola-Creche de "Santa Maria Goretti", com clubes de Mães e de jovens, em anexos.
Mons. Paulo Herôncio de Melo junto ao Vigário Mons. Antônio Barros promoveram um Congresso Eucarístico em Canguaretama RN, em 1945. Que tinha como finalidade celebrar o tri-centenário em memória ao heróico martírio do Pe. André de Soveral, Pe. Ferro, Matias Moreira e de mais cristãos, sacrificados em Uruaçu e Cunhaú, narrado em seu livro "Os Holandeses no Rio Grande de Norte", Publicado em 1937. A lem desse livro publicou, em 1939, "Seguindo o Mestre", livro de meditação de cunho religioso.
Mons. Paulo Herôncio de Melo foi Vigário de Currais Novos RN durante 26 anos. Faleceu a primeiro de setembro de 1963, sepultado no dia seguinte aos pés do altar de Sant’ana, padroeira da nossa cidade. Ao falecer, completara 62 anos de idade e 39 de ordenação sacerdotal.
Título Honorífero de Prelado Doméstico e Protonotário Apostólico; Título Honorário do Cabido da Cathedral de Aracaju; Título Honorífero de Mons. Camereiro de Honra; Presidente do Tiro de Guerra 315 e Fundador da União dos Moços Católicos, em Macau; Presidente da Cooperativa Banco Rural de Currais Novos Ltda., em agosto de 1953; Primeiro Presidente da LBA e orientador de sua instalação, em Currais Novos, cargo exercido desde 1953, até sua morte; Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do RN; Sócio da Academia Potiguar de Letras - Diretor (intinerante) do jornal "O Diário de Natal" e de "A Ordem", ambos jornais católicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN